Como se destacar em uma entrevista de emprego
- Carmen Norberto
- 19 de ago. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de abr.

Apesar de parecer óbvio o tema abaixo, meu desejo é contribuir para que oportunidades não sejam perdidas, algumas vezes por um simples detalhe, que para alguns pode parecer não fazer a diferença. Uma simples palavra ou um simples gesto, pode mudar o rumo de várias vidas!
Ainda estamos vivendo um período de busca. Milhares de profissionais tentando encontrar a fórmula mágica para a recolocação, perdidos em meio a tantas exigências.
Alguns são barrados pela idade, outros por ter um currículo invejável, outros por não ter a experiência solicitada, e outros ainda tentando entender o motivo.
Para quem ainda não conseguiu a tão sonhada recolocação, fica difícil encontrar uma justificativa plausível para a negativa. A cada não recebido a angústia, a ansiedade, a sensação de incompetência vai ficando cada vez maior.
É importante lembrar que cada vaga tem seu perfil, cada empresa tem sua cultura, portanto, é desgastante tentar compreender os motivos de ainda não ter sido desta vez.
Para que não fique cada vez mais difícil enfrentar um processo de seleção, cuide de você e prepare-se cada vez mais para aumentar suas chances de ouvir um sim.
Desejo que as dicas abaixo possam contribuir para o sucesso em sua próxima entrevista, ou para que consiga uma próxima entrevista.
Vale a pena lembrar:
- Livre-se do lixo.... esqueça a ingratidão, falta de consideração, exclusão e todos os sentimentos ruins que ainda (se ainda) permanecem em seu coração. Isso só te fará mal e não mudará nada;
- Cuide do seu perfil nas redes sociais. Se precisar desabafar, procure alguém de sua confiança e converse. Redes sociais nos expõe e não nos ajuda em nada jogar no ventilador as nossas frustrações e indignações;
- Verifique sua empregabilidade. Procure saber qual o perfil do profissional as empresas estão solicitando, para vagas as quais você se propõe trabalhar;
- Seu currículo é a primeira oportunidade de se apresentar. Ele faz toda diferença na hora da triagem, para a escolha dos profissionais que participarão de uma entrevista. Além de outros itens importantes de serem observados, deixe claro seu objetivo. Isso poupará tempo do entrevistador e lhe trará maiores possibilidades.
- Tenha uma boa apresentação no Linkedin e outras redes. Pode não parecer, mas grande parte das empresas estão buscando candidatos nas redes sociais e profissionais;
- “Conheça-te a ti”, (frase normalmente atribuída a Sócrates). É fundamental para nossa vida.
Se você não se conhece, ficará difícil responder as perguntas que o entrevistador fará sobre você. Comece treinando com perguntas simples como: Quem é você? Onde você quer estar daqui a 1 ano, 2 anos, 5anos? Quais são seus planos de vida? Do que você gosta? Do que não gosta? Quais são suas competências? Habilidades? Pontos de desenvolvimento? Se conhecer será importante para o sucesso na entrevista e em sua vida, pois te ajudará a definir metas, objetivos e fazer as melhores escolhas para sua vida pessoal e profissional.
- Cuide de você. Tenha pensamentos positivos, por pior que pareça a situação. Pensamentos negativos não lhe ajudarão em nada, ao contrário, provocará sensações e emoções ruins, ou até mesmo doenças.
- Mantenha uma rede de contatos profissionais ativa. Participe de enquetes, discussões, coloque com critério seu ponto de vista. Indicações são extremamente valiosas pois, um profissional só indicará alguém que conhece e confia.
- Acredite em você, no seu conhecimento, no seu valor e seu merecimento. Sempre haverá um lugar para profissionais competentes e desejosos de mostrar o seu melhor. Você vai conseguir!
Vá para uma entrevista confiante. Ninguém melhor do que você, conhece as suas habilidades e competências!
Siga em frente com entusiasmo, coragem, determinação e serenidade! Persista, só não consegue quem desiste antes de alcançar.

.png)



Comentários