top of page
Buscar

Torne sua vida mais interessante e viva mais feliz!


Construindo uma nova rota

Foto de Belle Co no Pexels

As vezes nos encontramos em momentos de verdadeiro caos. Nossos pensamentos ficam dispersos, baixa nossa energia, perdemos o rumo, o controle! Desânimo, angústia, abandono de si mesmo, dos sonhos, dos objetivos que por anos nos fazia crer que valeria a pena nos fortalecia para seguir em frente.


Vamos lá! Respire fundo! Se dê a oportunidade de “reescrever" sua história e construir uma nova rota para seguir em frente.

Deixe por perto uma caneta e um caderno para anotações. Tenha 100% de foco no hoje e nos motivos que te fizeram parar tudo e se permitir viver uma nova vida.

Anote todas as ideias, dúvidas e aproveite para fazer os exercícios. Dessa forma você poderá consultar suas anotações sempre que precisar, analisar suas respostas, refletir sobre você e definir como quer vive a partir de agora.

Vale lembrar que, se você deseja ter uma vida diferente, é preciso ter desejo ardente de mudança, muito esforço e disciplina. Pode doer pois nossa mente vai lutar para nos manter em uma zona de conforto ilusória e poupar nossa energia.

Por você e por todos que você ama, persista. Valerá a pena!

Para iniciarmos, responda: De 0 (zero) a 10 (dez), qual seu nível de disposição em investir seu tempo e energia e desafiar sua zona de conforto para tornar sua vida mais interessante e ser mais feliz? Quer realmente assumir o controle da sua vida?

Bora iniciar o processo que vai transformar sua vida?

Vamos iniciar o processo observando algumas áreas fundamentais da vida. Através dessa observação será possível ter mais clareza sobre aquelas que estão bem e as que estão te impedindo de obter melhores resultados, alcançar objetivos e ter uma vida interessante.


Antes de partir para uma análise mais profunda, é necessário fazer algumas reflexões. Para isso, responda as perguntas a seguir:


- Quem é você? Como está a sua vida no momento presente?

- Quais tem sido os seus resultados na vida pessoal e profissional?

- Quem você quer ser, onde quer estar e o que quer ter em 1, 2, 5, 10 anos ou mais?


É fundamental ter autoconhecimento antes de iniciar qualquer processo de mudança e essas são perguntas fundamentais para isso. As respostas te levarão ao conhecimento mais profundo de si.


“Conhece-te a ti mesmo”

Dito popular Grego, também atribuído a Sócrates


Agora, vamos conhecer quais são os principais valores para você. Responda à pergunta abaixo.

Quais são as 7 coisas mais importantes para você na sua vida?

1 –

2 –

3 –

4 –

5 –

6 –

7 –


Agora, transcreva as respostas acima para a lista abaixo por nível de importância. Da mais importante para a menos importante.

1ª –

2ª –

3ª –

4ª –

5ª –

6ª –

7ª –


Das respostas transcritas, escolha as 3 mais importantes e anote abaixo. Considere estas 3, seus principais valores na vida. São eles que te movem, que determinam suas escolhas e atitudes.


Quando nos conhecemos melhor, compreendemos o porquê tomamos certas decisões no decorrer de nossa vida. Passamos a ser mais assertivos nas escolhas e tomadas de decisão, nos mantemos disciplinados nas ações e conquistamos os melhores resultados.

Além do autoconhecimento, é importante ter clareza dos principais fatores que podem nos impedir de transformar nossa vida em uma vida melhor e mais interessante. Fatores que nos paralisam bloqueando todas as possibilidades de mudança.

Vamos compreender melhor alguns deles.


FATORES QUE IMPEDEM NOSSA TRANSFORMAÇÃO


PENSAMENTOS NEGATIVOS

Foto de Elly Fairytale no Pexels

Pensamentos geram emoções, que geram sentimentos,

que geram comportamentos, que geram resultados.


Somos o que pensamos repetidamente. Nossa mente não diferencia o real do imaginário. O que pensamos, independentemente de ser bom ou ruim, torna-se verdadeiro.

Sendo assim, vamos aprender a cuidar dos pensamentos, eliminando aqueles que se não suprimidos totalmente de sua vida, te impedirá (mais uma vez) de ousar ir além.

ELIMINANDO PENSAMENTOS NEGATIVOS


Temos cerca de 60 mil pensamentos por dia. Um verdadeiro turbilhão de pensamentos que se misturam em nossa mente.

Desses pensamentos, 80 a 90% são negativos. Todos nós, em algum momento da vida, somos tomados por pensamentos negativos. Isso acontece em consequência de permanecermos ruminando experiências ruins do passado ou por sofrermos antecipadamente problemas futuros que ainda não existem ou nunca existirá.

Se somos o que pensamos e pensamos negativamente, a probabilidade de termos bons resultados diminuem exponencialmente, motivo pelo qual devemos prioritariamente aprender a ter domínio sobre a qualidade de nossos pensamentos.


Para isso, é importante aprender a observá-los e reconhecer que são meramente ocorrências mentais e não realidade. Pensamentos, são apenas pensamentos e podem ser modificados.


Utilize seu caderno de anotações. Desenhe 2 colunas conforme o modelo abaixo e comece a observar seus pensamentos.

Anote os pensamentos negativos que vierem à cabeça. Não se preocupe em anotar todos, mas tente anotar o máximo que conseguir.


Ao final do dia, procure um local tranquilo para fazer o próximo exercício, sem interrupções.


EXEMPLOS DE PENSAMENTOS NEGATIVOS

  1. Leia os pensamentos negativos anotados;

  2. Reconheça-os como sendo pensamentos negativos. Eles existem;

  3. Observe quais são as crenças ou os medos que causam esses pensamentos;

  4. Em silêncio, questione esses pensamentos, deixe fluir a resposta e em seguida;

  5. Liste todas as evidências que contradizem esse pensamento.

MODELO:

Pensamento negativo: Não vou conseguir.

  1. Reconheça: É um pensamento negativo e limitante;

  2. O que causa esse pensamento? Crenças, traumas, experiências passadas?

  3. Quais são eles: Medo de não conseguir? Medo de ser criticado;

  4. Em que se baseiam esses medos? Em que momento esses medos começaram a surgir? São medos reais?

  5. Invertendo e dando um novo significado: Quando me dedico e me esforço realizo muito bem tudo que quero. Posso melhorar meus conhecimentos e aumentar ainda mais minha capacidade em alcançar meus objetivos.


Mudar o que não está contribuindo para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional, pode ser desconfortável, por isso tantas pessoas encontram dificuldade para realizar mudanças em suas vidas. Conviver com a dor conhecida é mais fácil que enfrentar uma mudança desconhecida.

Justificamos a procrastinação ou a atenuamos o sentimento de culpa, nos questionando sobre a necessidade real de mudança ou, se o esforço valerá a pena, já que nos acostumamos até mesmo com nossos fracassos e nos acomodamos.



MEDO


O medo é sinal de alerta para nos proteger do perigo iminente. Ele está relacionado ao instinto de sobrevivência nos impedindo de agir inconsequentemente, correr riscos que nos levariam à morte e nos impulsiona a agir em situações de temeridade.

Existem os motivos reais como o medo de ser assaltado, de sofrer um acidente, de ficar doente e os motivos irracionais, alguns mais comuns como o medo de errar, de falar em público, de sofrer, de se expor ao ridículo, de ser julgado, de ser criticado, de não ser capaz.


O medo é um desencadeador de ansiedade e um dos principais fatores paralisadores. Por medo deixamos de agir, permanecemos na estagnação, justificamos nossos insucessos.

Não permita que seus medos te dominem, te paralisem.

Inicie um processo de superação.


Todo medo só pode ser vencido se enfrentado.

Ele não desaparecerá de um dia para o outro mas vai diminuindo gradualmente.


Para esse processo de superação, relacionamos abaixo algumas dicas que você poderá colocar em prática:


- Faça uma análise profunda e clara sobre quais são os seus medos. Quais situações te causam medo.

- Comece por aceita-los. Eles existem, precisam ser encarados de frente e resolvidos;

- Diga para você mesmo qual é a importância na sua vida superar esses medos. Que benefícios você terá em superá-los;

- Verifique se seus medos não são criação de sua mente ou se está supervalorizando um medo. Use a razão;

- Anote suas vitórias e concentre-se nos seus resultados positivos;

- Faça técnicas de relaxamento, exercícios físicos e cuide de sua alimentação;

- Confie em si e procure ajuda para ultrapassar seus medos para que eles não dominem sua vida.


SENTIMENTO DE NÃO MERECIMENTO


Comemoramos conquistas de amigos, de familiares, celebramos a vitória de outros, mas quantas vezes, inconscientemente deixamos de realizar algo por não acreditar na nossa capacidade, por não acreditar no nosso próprio merecimento.

Algumas pessoas, apesar de extremamente talentosas, não acreditam em si mesmas, em sua capacidade, e no merecimento de sucesso, realizações e conquistas.

O que você pensa a seu respeito vai determinar sua autoestima e seu senso de merecimento.

Muitas vezes inconscientemente nos julgamos incapazes de realizar algo, e se realizamos, nosso esforço nunca foi o suficiente para alcançarmos o sucesso, portanto, não merecedores.

Para manter as coisas do jeito que estão e justificar a falta de merecimento, negamos nosso valor, nossa capacidade de aprender, de mudar.

Usamos como justificativa que não nascemos para o sucesso, que não somos inteligentes o suficiente, que grandes conquistas são para os outros, que não somos capazes de realizar algo importante e enfim, uma infinidade de desculpas que nos mantém nas mesmas condições permanentemente.

Somos merecedores de prosperidade em todas as esferas de nossa vida. Temos internamente todos os recursos necessários para alcançar nossos sonhos e conquista-los em abundância! Para isso, é necessário aceitar que somos merecedores, cuidar de nossa autoestima e colocar em ação todos esses recursos.


pós as reflexões acima, vamos juntos fazer uma análise de algumas áreas de nossa vida e iniciar um novo plano para os próximos dias do resto de nossas vidas.


Faça uma anamnese das áreas da sua vida conforme demonstrado abaixo.





Para alcançar seus objetivos, é preciso ter propósitos verdadeiramente fortes e o desejo profundo de alcança-los.

Dessa forma manteremos nossa determinação e nosso foco nas ações necessárias para alcançarmos os melhores resultados.


TORNANDO SUA VIDA MAIS INTERESSANTE


Agora sabemos o que é verdadeiramente importante para você, ou seja, quais são seus valores, o que te move. Você já está eliminando pensamentos e sentimentos que interferem negativamente nas suas atitudes e resultados, portanto, chegou o momento de mudar e tornar sua vida mais interessante para você! Fazer valer seu merecimento!


Vamos lá!

Use seu caderno de anotações para desenhar o quadro abaixo e preencha todos os quadrantes.

O QUE EU FAÇO E GOSTO: Permaneça fazendo, pois, fazer o que gostamos aumenta a nossa motivação e energia, traz sensação de realização, alegria e felicidade. Quem faz o que gosta, faz o seu melhor e tem os melhores resultados. Celebre e agradeça a oportunidade de estar realizando o que te faz bem e feliz! Celebração e gratidão reforça bons sentimentos e o desejo de continuar


O QUE EU FAÇO E NÃO GOSTO: Nem sempre podemos fazer apenas o que gostamos. Algumas vezes se torna necessário realizar atividades as quais não gostaríamos de estar realizando, seja na vida pessoal ou profissional. Se houver possibilidade de eliminar essas atividades, elimine. Caso não seja possível eliminar, procure formas diferentes de realizar, um significado importante ou um benefício para na realização dessa atividade. Nem tudo será do jeito que gostaríamos que fosse e não deve ser motivo para frustrações e desânimo.


O QUE EU NÃO FAÇO E GOSTO: Pense no que você gostaria de fazer e que não vem direcionando seu foco para conseguir realizar.

Pergunte-se: O que está te impedindo de fazer? Quais deveriam ser suas atitudes agora para conseguir fazer o que gosta? Como você pode ser, pensar e agir a partir de agora para mudar essa situação? Comece aos poucos, comece devagar mas comece já! Aqui está uma grande oportunidade para tornar sua vida mais interessante.


O QUE NÃO FAÇO E NÃO GOSTO: Parabéns! Você consegue eliminar de sua vida algo não te faz bem ou não faz sentido para você. Algo que poderia gerar estresse, desgaste e sofrimento? Comemore, celebre a sua decisão de fazer valer seus valores.

Tudo pronto para iniciar suas ações e mudar sua vida! Lembre-se: O mais importante é a direção e não a rapidez. Um passo de cada vez na direção certa e você logo estará onde e como quiser.


Vamos ao planejamento

Lembre-se que para conseguir efetivamente tornar suas ações um hábito, é necessário que seu objetivo seja maior e mais forte que sua zona de conforto. Os ganhos pela realização de seus objetivos precisam ser extraordinários e assim nada e ninguém te impedirá de ser, ter e fazer o que você quiser!!

Torne sua vida mais interessante, só depende de você!
Ame-se incondicionalmente, faça o que gosta, escolha ser feliz, ter paz e liberte-se de pensamentos e pessoas negativas.
Celebre todas as vitórias, comemore cada passo, cada momento de conquista, valorize seus esforços e agradeça todos os dias.
Seja sua melhor versão, siga em frente porque você pode, você consegue, você merece!








 
 
 

Comentários


bottom of page