A importância de um Comitê de Gerenciamento de crise
- Carmen Norberto
- 29 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de abr. de 2021

COMITÊ DE GERENCIAMENTO DE CRISE
Qualquer empresa independentemente do seu tamanho e segmento, está sujeita a passar por crises. Mesmo as mais cautelosas em sua gestão, correm o risco de ter que enfrentar situações inesperadas, como a que estamos vivendo atualmente.
No universo corporativo é imprescindível se cercar de todas as precauções para enfrentar e superar com maestria, crises que podem colocar em risco o seu negócio.
Agilidade nas tomadas de decisão, garantir o bem-estar dos colaboradores e ainda manter a operação funcionando, são algumas das prioridades nesses momentos.
Por isso, a importância de um Comitê de gestão de crise.
E a sua empresa, está preparada para gerenciar uma situação inesperada?
Ainda que sua empresa não tenha se preparado até agora, é possível implantar mudanças, realinhar processos, repensar seu negócio e buscar novas formas de atuação.
Vivemos na era da comunicação, onde as informações circulam na velocidade da luz e da mesma forma as decisões devem ser tomadas.
Lembremos que informação é poder! Utilize-as a seu favor.
Para lidar com as crises prepare-se e prepare a sua equipe.
Veja alguns pontos importantes para montar um Comitê de gerenciamento de crise.
- Organize uma equipe e prepare-a para assumir a governança, definindo quem faz o que e as responsabilidades de cada um;
- É o momento de mudar, adaptar-se, evoluir, inovar, atualizar-se e contar com a participação de todos;
- Entenda o problema. Tenha clareza sobre o que está acontecendo e os prováveis impactos reais na empresa;
- Apure os fatos através de fontes confiáveis, elimine boatos, consulte profissionais ou parceiros com conhecimento para esclarecer dúvidas;
- Preveja consequências antes que de fato aconteçam
- Analise o cenário com agilidade para as mais adversas situações, bem como elabore planos de ação para cada uma delas e que façam sentido para que aja engajamento de todos;
- Foque no médio e no longo prazo e fique atento no que virá depois da crise. É comum permanecer paralisado focando na sobrevivência, o comitê deve pensar numa saída e estruturar propostas permanentes de ações para melhoria dos resultados;
- Mantenha o otimismo e a energia, sempre com os pés no chão. Toda crise gera novas oportunidades e a obrigação de medidas mais firmes. Tudo muda o tempo todo, mas nossa percepção é frágil. Esse é o momento de perceber que vivemos numa falsa zona de conforto.
- Tome decisões e posicionamentos rápidos;
- Tenha um canal de comunicação oficial para repassar as informações frequentes e com transparência, para não gerar dúvidas. O porta-voz da empresa deve estar treinado para responder às perguntas internas ou externas com clareza mantendo a postura correta, demonstrando organização e planejamento para a busca da solução do problema;
- Mantenha a produtividade e a entrega dos serviços. Cultivar a normalidade na medida do possível, gera segurança e estabilidade;
- Um ambiente humanizado contribui para resultados mais promissores e eficazes. Esse é um bom momento para desenvolver e valorizar as pessoas e deixar para trás hábitos e costumes que já fazem mais nenhum sentido, como Autoritarismo, Preconceito, Falta de Respeito, Inércia, Individualismo etc.
- Não se acomode nas primeiras conquistas ou não desanime com as primeiras derrotas.
Aproveite o aprendizado e dê continuidade nas ações. Envolva sua equipe, compartilhe os novos caminhos, criem juntos e faça com que todos sejam donos da nova cultura
que nascerá nesta nova fase.

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