Alerta! Como está a Saúde Mental dos seus colaboradores
- Carmen Norberto
- 7 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de nov. de 2024

Você conhece A Lei 14.831, de 27 de março de 2024, também conhecida como a “nova lei da saúde mental”?
Ela estabelece diretrizes para que as empresas promovam a saúde mental e o bem-estar dos seus colaboradores e institui o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental.
A preocupação com a Saúde Mental e o Bem-Estar dos colaboradores, é fundamental para o sucesso das organizações, pois impacta diretamente no ambiente de trabalho, nas relações interpessoais, na motivação e engajamento dos profissionais.
Dicas sobre ações que se implementadas, promovem a Saúde mental, psicológica e o Bem-estar para os colaboradores:
1. Promover Programas e Workshops voltados para a saúde mental e emocional.
2 .Oferecer treinamentos sobre gerenciamento de estresse.
3.Criar canal de comunicação anônima, para que os funcionários possam expressar suas preocupações.
4. Implementar políticas de flexibilidade de horários.
5. Incentivar pausas regulares durante o trabalho.
6. Oferecer suporte psicológico, como consultas com psicólogos.
7. Fomentar um ambiente de trabalho colaborativo e respeitoso.
8. Proporcionar atividades de lazer e integração.
9. Treinar as lideranças para comportamentos e atitudes éticas, respeitosas e humanas.

Vantagens competitivas e sustentáveis conquistadas com a implementação dessas e/ou outras ações:
1. Aumento da Produtividade: Funcionários saudáveis e satisfeitos tendem a ser mais produtivos e engajados em suas atividades.
2. Redução do Turnover: Ao investir no bem-estar, as empresas conseguem reter talentos, diminuindo custos com recrutamento e treinamento dos novos colaboradores em suas funções.
1. Melhoria do Clima Organizacional: Empresas que valorizam o bem-estar promovem uma cultura positiva, aumentando o respeito e o trabalho em equipe.
2. Imagem Corporativa Fortalecida: Empresas responsáveis atraem mais clientes e parceiros, pois são vistas como éticas e comprometidas com suas equipes.
3. Redução nas Ausências: Investir em saúde mental e bem-estar pode resultar em uma diminuição das faltas e licenças médicas, promovendo uma força de trabalho mais estável.
4. Inovação e Criatividade: Colaboradores que se sentem valorizados são mais propensos a contribuir com ideias inovadoras e soluções criativas.
5. Cumprimento Legal e Social: Atender às exigências legais relacionadas à saúde e segurança do trabalho demonstra responsabilidade e seriedade no compromisso com a legislação.
6. Lideranças Humanizadas: Organizações que priorizam o bem-estar tendem a ter líderes mais empáticos e que promovem um ambiente de apoio e cooperação.
7. Aumento da Lealdade: Colaboradores que se sentem cuidados são mais leais e comprometidos, criando um vínculo forte com a empresa.
A capacidade de reconhecer e responder às necessidades emocionais e psicológicas dos colaboradores de todos os níveis hierárquicos, é uma questão de Responsabilidade afetiva, que além de demonstrar a preocupação com as pessoas, impacta positivamente na imagem e resultados da empresa.

.png)



Comentários