Ego inflado um grande vilão nas empresas
- Carmen Norberto
- 27 de abr. de 2021
- 5 min de leitura

Um dos maiores vilões no mundo corporativo é o conhecido ego inflado ou ego exagerado. São os profissionais vistos pelos colegas como egocêntricos, que se acham melhores que os demais, gerando conflitos, prejudicando os traba
lhos e impactando negativamente nos resultados.
Para entender sobre o ego inflado, vamos falar um pouco sobre ego, id e superego comumente usados em um contexto coloquial.
Id e Superego
O Id é o núcleo da personalidade de uma pessoa, um
conceito que abrange todas as vontades mais primitivas do ser humano. Ele é movido pelo princípio do prazer, a parte da mente que quer realização imediata de todos os seus desejos e necessidades.
Para ilustrar esse conceito vamos lá:

Imagine você passando em frente a uma loja e observa um objeto que deseja imensamente, mas ao saber o valor, percebe que é muito caro e que se comprar pode ter futuras desordens financeiras. Para satisfazer ao seu desejo de comprar, o Id pode se manifestar nesse momento te impulsionando a comprar, independentemente das consequências sobre as questões financeiras.
Realizar esses desejos sem focar nas consequências é uma manifestação do ID.
Já o superego é uma espécie de autoridade contra os desejos manifestados pelo Id. Ele vai nos lembrar sobre os valores e regras de conduta na qual fomos educados, fazendo valer o que é considerado correto na sociedade que estamos inseridos, como por exemplo:
Você faz uma compra e quando recebe o troco, e que percebe o funcionário do caixa devolveu dinheiro a mais. O superego entra em ação agindo para que a sua honestidade prevaleça. É o nosso valor moral tentando impedir o comportamento impulsivo do Id.
O Ego
O ego é conhecido como uma parte da mente humana, que diz respeito ao princípio da realidade, funcionando como o centro da consciência, como a imagem que formamos de nós mesmos. Ele funciona como diretrizes para o equilíbrio de nossas ações considerando as regras sociais e reconhecendo os desejos e necessidades das demais pessoas.
O ego é tem fator importante na nossa existência por se manifestar como sendo a consciência do indivíduo, ele passa a regular as ações e os instintos que este tem diante das situações do mundo real, e é através do ego que conseguimos manter um equilíbrio entre a impulsividade de ter aquilo que desejamos e a nossa realidade que vivemos.
O ego inflado nas empresas
No mundo corporativo, quem nunca conviveu com profissionais que agem de forma egocêntrica, se comportando como se fosse o melhor entre os demais, gerando conflitos e impactando negativamente nos resultados e ambiente de trabalho?
As pessoas chamadas de egocêntricas, são aquelas que supervalorizam o seu próprio ego, criando uma imagem exagerada de si mesma, perdendo a visão dos acontecimentos ao seu redor e da empresa de um modo geral.
Quando encontramos profissionais com esse comportamento nas empresas, vários são os impactos negativos no clima organizacional, nas pessoas e consequentemente nos resultados.
Alguns comportamentos negativos de ego inflado no mundo corporativo:
Veja abaixo alguns comportamentos negativos que profissionais com ego inflado trazem para a empresa, se observe e observe cada profissional sob sua responsabilidade e busque as melhores soluções para resolver cada situação.
- Postura egocêntrica nas relações interpessoais ou no desempenho das atividades, acreditando que está sempre certo, que sempre tem razão;
- Ter um olhar constantemente voltado para o negativo agindo de forma reativa;
- Centrar em si próprio, focando somente em suas atividades, não cooperando com os demais;
- Falta de habilidade de lidar com conflitos e desafios e comunicação falha;
- Não considerar o ponto de vista das outras pessoas em reuniões, conversas, levando a discussão sempre pelo lado pessoal, se ofendendo facilmente;
- Agir como se toda situação fosse uma competição, sentindo a necessidade de vencer sempre e ser melhor que as demais pessoas para se sentir bem;
- Eterno estado de insatisfação, não pratica a gratidão pelo que tem e pelas conquistas alcançadas, focando somente no que não tem;
- Dificuldade de controlar o ego, com posturas inconvenientes, não só no ambiente de trabalho, como também na vida pessoal;
- Se valorizar excessivamente acreditando ser superior aos que estão ao seu redor, geralmente causando problemas de relacionamento interpessoal, conflitos, prejudicando o clima organizacional da empresa;
- Excesso de confiança gerando conflitos entre os vários departamentos, são profissionais centralizadores, difíceis de lidar no ambiente de trabalho, se mostram arrogantes e egoístas.
- Por falta de inteligência emocional e inteligência social influenciam negativamente no ambiente de trabalho
Podemos ter uma vida pessoal e profissional mais plena e feliz e para isso é preciso nos conhecermos, desenvolver adequadamente o ego, e assim conseguir controlar as ações negativas desse sobre nós.
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Para desenvolver uma carreira de sucesso, é necessário modificar a percepção que tem de si e dos demais, e passar a construir uma personalidade mais humilde, ampliar a convivência e se abrir para interações coletivas, aceitando o feedback de colegas como estímulo à mudança, eliminando os males motivados por um ego inflado.
É importante trabalhar o autoconhecimento, a auto percepção e a percepção do mundo que nos rodeia, e entender que, será possível melhorar consideravelmente o desempenho, as relações interpessoais e o resultado pessoal e profissional.
Respeitar aqueles com quem convive e trabalha, o tornará mais bem visto pelas pessoas e entender que é somando forças com os demais e trabalhando em prol de um mesmo objetivo, é a melhor forma de conquistar resultados extraordinários.

Atitudes de uma liderança engajadora e inspiradora
A liderança deve estar atenta aos próprios comportamentos e ao comportamento dos integrantes da sua equipe, para agir com sabedoria e resolver cada situação.
- Se conhecer e compreender suas emoções, pensamentos, comportamentos e atitudes para aprender a controlar o próprio ego. Assumir a responsabilidade pela própria vida, para possibilitar mudanças reais;
- Delegar tarefas, criar um ambiente de sinergia e confiança mútua. Agir empaticamente, promovendo espírito colaborativo onde haja espaço para a participação de todos com novas ideias;
- Enxergar as situações de forma empática e positiva e valorizar o ponto de vista dos demais, fortalecendo as relações interpessoais;
- Se abrir para novos conceitos e postura, compreendendo que ninguém é dono da verdade. Cada um tem seu ponto de vista que pode ou não atender às necessidades do momento. Focar em resolver problemas e não em estar certo;
- Viver o momento presente sem se preocupar com reconhecimento e status, oferecendo o que tem de melhor para a conquista de um objetivo;
Evolua sempre através do autoconhecimento e de aprendizagens constantes para eliminar crenças limitadoras e lamentações que somente vão causar desmotivação, desinteresse e afastamento das pessoas que o cercam. Mantenha seu entusiasmo e o brilho nos olhos contagiando os demais com a sua energia positiva;
É possível viver de forma mais leve e em ambientes mais saudáveis mesmo diante dos revezes que vivenciamos ao longo de nossas vidas. Para isso é preciso se permitir abrir o coração com humildade, mudar o que precisa ser mudado, enxergar tudo de maravilhoso dentro de si e deixar transbordar o que existe de magnífico. Compreender que todos nós temos nossas limitações e fragilidades e é preciso transformá-las em uma nova história que faça sentido para si e para o mundo.

É o momento da transformação para todos aqueles que entenderam que não estamos aqui por mero acaso, mas sim para contribuir para que todos tenhamos juntos uma vida plena e abundante em todas as esferas da nossa vida!
Permita-se viver a sua melhor versão e controle o ego para que influencie positivamente em você.

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