Estratégias para estabilizar o time de funcionários
- Carmen Norberto
- 5 de abr.
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de abr.

Recursos Humanos é a área responsável por identificar e atrair os melhores talentos, garantindo que possuam as habilidades e competências necessárias para atender às exigências das posições em aberto. No entanto, essa área não é a única encarregada de manter um ambiente de trabalho saudável, fortalecer a imagem da empresa e assegurar a retenção desses profissionais.
É incessante a busca por profissionais qualificados para compor as equipes, garantir o bom funcionamento das empresas, bem como a qualidade na entrega dos serviços.
No entanto, é crescente as dificuldades na reposição de vagas, e a retenção dos funcionários já contratados. Em algumas empresas, infelizmente, há uma tendência de se atribuir culpa entre as áreas pela falta de pessoal. Mas a grande questão é: de quem é a verdadeira responsabilidade?
Para minimizar esse desgaste, é preciso que as áreas se unam e sem ego ou julgamento, entendam os reais motivos do turnover e da dificuldade para recompor o quadro de pessoal. Somente dessa forma será possível mudar o cenário atual.
Confira abaixo algumas situações que se implementadas, ajudariam a transformar o cenário atual.
Senso de Justiça: As avaliações de desempenho, classificações e promoções devem ser conduzidas de maneira objetiva, com critérios claros e universais, garantindo que sejam justas para todos os colaboradores;
Metas: É fundamental que todos os colaboradores tenham clareza sobre seus papéis, responsabilidades e as metas a serem alcançadas;
Autoridade e Autonomia: Todos os colaboradores devem ter clareza sobre seu nível de autoridade e autonomia nas tomadas de decisão;
Demissões: A política de demissões deve contar com critérios claros, assegurando o respeito aos envolvidos e a definição de quem será responsável pela execução do processo;
Comunicação: Todos devem ter acesso de forma ágil e em tempo real às comunicações e informações relevantes;
Ética: A empresa deve possuir um Código de Ética e Conduta e assegurar que ele seja rigorosamente seguido por todos os colaboradores, independentemente do nível hierárquico;
Medidas Disciplinares: As medidas disciplinares devem ser aplicadas de forma justa, igualitária e sem discriminação;
Imagem Corporativa: A imagem da empresa desempenha um papel crucial na atração de novos talentos e na retenção dos colaboradores atuais, pois uma reputação positiva fortalece o engajamento e a confiança dentro e fora da organização;
Privilégios: Nenhum colaborador deve ser favorecido com privilégios em função de parentesco com cargos elevados, amizades com líderes ou outras relações pessoais.
Relacionamento Líder x Liderado: O relacionamento entre líder e liderado deve ser baseado em respeito mútuo, comunicação aberta e colaboração para alcançar objetivos comuns.
É possível reduzir os índices de turnover e absenteísmo, melhorar o ambiente de trabalho e fortalecer o senso de pertencimento, desde que todos, incluindo a alta administração, estejam atentos ao que ocorre dentro da organização. Fechar os olhos para situações problemáticas só agravará o cenário. É fundamental que haja coragem e determinação para erradicar o abuso de poder e resolver prontamente quaisquer questões relacionadas à discriminação ou falta de ética.
Uma maneira eficaz de identificar as ações necessárias para reter os melhores talentos e garantir a estabilidade do quadro de funcionários é realizar um diagnóstico aprofundado da organização. Isso permitirá entender as causas raiz dos desafios enfrentados e implementar soluções assertivas.
Estamos à disposição para discutir como podemos ajudá-lo a superar os desafios de recrutamento, atrair profissionais qualificados e estabilizar o quadro de funcionários, mesmo no atual cenário desafiador de escassez de talentos no mercado.
Aguardamos o seu contato para, juntos, traçarmos a melhor estratégia para a sua empresa.
Comments