top of page
Buscar

Indicadores e gestão de resultados

Atualizado: 2 de abr. de 2021

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia.

” Deming




ree

Os indicadores de desempenho, são ferramentas utilizadas para o gerenciamento do sistema organizacional através da avaliação dos processos e mensuração dos resultados. Eles apontam possíveis desvios nos processos e possibilitam a correção de desvios ou falhas e a implementação de alterações nos planejamentos em andamento.

Esta uma ferramenta essencial para empresas com foco em resultados, característica vital para a medição de desempenho, viabilizando um maior conhecimento de processos e gestão, garantindo a construção de ações estratégicas para a empresa.


Os indicadores são fundamentais para a elaboração do planejamento, que deve estar embasado na média do desempenho e no desdobramento e análise dos resultados. Dessa forma é possível maior assertividade nas definições de diretrizes e metas.


Eles são utilizados pela alta gestão para medir o desempenho, já que estes apontam a eficiência, eficácia e efetividade de seus processos e pessoas e deve abranger todas as áreas da empresa.

Através de informações consistentes, é possível ter uma visão geral do negócio onde o gestor consegue visualizar pontos críticos, resultados positivos ou negativos, prever futuros desvios ou impactos nos processos e gestão, sempre de forma contínua. Dessa forma o gestor consegue encontrar soluções e implementar as melhores ações para alcançar os objetivos da empresa.



ree

Tipos de Indicadores


Estratégicos

- Informam o quanto a organização se encontra na direção da consecução de sua visão;

- Refletem o desempenho em relação aos fatores críticos para o êxito.

- São utilizados para medir o desempenho e o quão saudável está ou não a situação financeira da empresa.

Produtividade (eficiência)

- Para avaliar o rendimento e a eficiência dos processos nas empresas;

- Servem para mensurar a quantidade de recursos utilizados para gerar um determinado produto;

Qualidade (eficácia)

- Focam as medidas de satisfação dos clientes e as características do produto/serviço;

- Mensuram o índice de qualidade em atendimento ao padrão preestabelecido;


Capacidade

- Medem o potencial de resposta de um processo entre saídas produzidas por unidade de tempo.


É fundamental que os indicadores estejam alinhados com os objetivos da empresa e aos principais fatores de sucesso da organização, para direcionar os profissionais com base no conhecimento da realidade na qual se vai intervir, às atitudes assertivas para agir em direção aos objetivos preestabelecidos.


Os indicadores devem ser bem definidos, simples e capaz de ser compreendido por todos. Quantificáveis e confiáveis, precisos e representativos de aspectos centrais da estratégia, mostrando índices que devem ser medidos e monitorados continuamente.

Fornecer informações relevantes e em quantidade que permitam a análise e a tomada de decisão com agilidade e precisão.


Situações onde podem ser utilizados os indicadores:


· Planejamento estratégico - contextualizar e definir o estabelecimento de metas, ações, mobilização de recursos e a tomada de decisão, objetivando a realização do planejamento com o menor risco de erros e consequentemente aumentando a margem de acertos.

· Processo orçamentário - controlar os números relacionados a custos, despesas, investimentos e recursos, e também a estabelecer e acompanhar metas e objetivos financeiros;


· Na avaliação dos resultados - acompanhar se as metas definidas estão sendo alcançadas e qual a porcentagem de melhoria ou piora em relação a indicadores passados.


· Marketing - acompanhar o desempenho e a qualidade das ações de marketing, verificando se elas estão ou não atendendo os objetivos propostos conforme planejado e a necessidade ou não da implantação de novas estratégias para impulsionar o negócio.


· Na gestão da qualidade: para medir e acompanhar o desempenho da organização, a satisfação dos clientes e avaliar a capacidade de melhorá-la;


 
 
 

Comentários


bottom of page