top of page
Buscar

Quem está no comando da sua empresa?


ree

Sinceramente? Diga aí:

Quem realmente está no comando da sua empresa?

Sua empresa tem diretrizes claras e assertivas?

Quem está cuidando das estratégias e das pessoas?


Gerar negócio, captar novos clientes ou trazer de volta aqueles clientes que por algum motivo que você desconhece sumiram, controlar o financeiro, gerir pessoas, estar atento aos concorrentes, criar um marketing que encante com clareza o que se propõe entregar, enfim, são inúmeras as preocupações de uma empresa.


Imagine então quando passamos por uma crise inesperada como a que estamos vivendo com a pandemia. As preocupações aumentam ainda mais e muitas vezes nos paralisando, bloqueando nossa criatividade e nossas ações.


ree

Um choque de realidade!


As vezes é preciso de um "choque de realidade" para sair da comodidade e procrastinação. Nesse momento, somos chamados a ter um novo olhar para a empresa: seus processos, produtos, serviços e pessoas. Somos obrigados a fazer uma revisão de conceitos, comportamentos e atitudes. A estar à frente da sua empresa, assumir o leme, pensar e agir de forma estratégica, e tudo isso, na velocidade da luz.


No atendimento de vários de nossos clientes, observamos que um dos maiores obstáculos para a mudança de uma empresa, é a dificuldade do próprio empresário, em aceitar que ele mesmo precisa mudar, se abrir para o novo. Aceitar que a transformação do todo, depende muito mais da sua flexibilidade, do que de qualquer outra ação. De se conhecer, eliminar o que não faz mais sentido para si e para a empresa, libertar-se do que não serve mais, do que não está agregando valor.

ree


E na sua empresa, existe algo que a impede de mudar e alcançar resultados extraordinários?



Abaixo listamos alguns pontos de atenção para sua análise.

Se fizer sentido para a sua empresa, comece a praticar e celebre os resultados.


- Assuma o "leme" da sua empresa, aja como dono

Quem é você na sua empresa?

Esteja à frente do seu negócio. Avalie o que vem sendo feito e de que forma estão fazendo. Defina diretrizes baseadas nos fatos e tome decisões importantes, que impactem positivamente nos resultados.


- Se conheça na sua essência, seus pontos fortes e suas limitações

O autoconhecimento é a base para toda e qualquer mudança que se queira fazer. Saiba quais são seus pontos fortes e use-os a seu favor. Conheça as suas limitações e decida se você deve se desenvolver nessas lacunas ou contratar um profissional capacitado para fazer por você.

Tenha claro quais são seus valores, pois eles o movem nas suas escolhas e decisões.


- Se abra para aceitar novos conceitos

Através do autoconhecimento você terá mais clareza sobre quem é você, o que realmente é importante e o que deve ser descartado. S e conhecendo melhor, você estará mais flexível a aceitar novos conceitos, novas ideias, e a uma nova forma de fazer as coisas.


- Busque conhecimento

Aprenda mais todos os dias sobre o seu ramos de atividade. Conheça o que de novo vem dando resultado. Faça cursos, participe de Workshops, leia livros, converse com profissionais que possam compartilhar experiência.


- Tenha claro missão, visão e valores da empresa

É fundamental definir a missão, visão e valores da empresa, pois estes são os princípios fundamentais que norteiam uma organização. Eles indicam a forma como a empresa quer se posicionar no mundo e ser reconhecida por seus clientes, colaboradores e parceiros.


- Utilize ferramentas de gestão como apoio

Você encontrará várias ferramentas de gestão para te ajudar a elaborar um planejamento estratégico para: reduzir custos e perdas, aumentar os lucros e a satisfação do cliente.

Ciclo PDCA, SWOT, Canvas, Indicadores de Performance, Plano de negócio, 5W2Hs, são algumas das ferramentas existentes e que poderão te ajudar a definir diretrizes e metas. Encontre a ferramenta mais adequada para a sua empresa e coloque em prática.


- Considere novas alternativas para produtos e serviços

Infelizmente algumas empresas passam anos na inércia, se acomodando com resultados medianos, mas quando a crise bate à porta, são pegos de surpresa. É preciso utilizar as ferramentas certas, acompanhar constantemente os resultados e verificar se é preciso inovar ou mudar algum processo. Não seja pego de surpresa!


- Se for preciso, contrate uma Consultoria

Mesmo implantando novas ações, algumas empresas não conseguem atingir resultados satisfatórios. Se esse for o caso da sua empresa, é importante considerar a possibilidade de contratar os serviços de uma consultoria especializada, talvez até mesmo pensar em um novo modelo de negócio.

Lembrando que, não é preciso estar em apuros para contratar uma consultoria e rever objetivos, diretrizes e processos.


- Treine sua equipe para que possam contribuir

Uma equipe bem treinada, estará apta a contribuir com no processo de mudança, além de se engajar com maior comprometimento, nas diretrizes e metas propostas pela empresa.

O treinamento possibilita agilidade e assertividade na tomada de decisão, maior motivação, criatividade e consequentemente melhores resultados e um ambiente de trabalho mais saudável.


- Nunca desanime ou desista dos seus sonhos

Os desafios são constantes e é precisa ter consciência disso. Mantendo uma mentalidade positiva, você conseguirá encontrar as melhores soluções para resolver cada um deles. Seja otimista, acredite em você e na sua empresa.

ree

O mundo mudou e não dá mais para esperar o futuro. O futuro é agora. Não importa onde e como sua empresa estava até agora. O importante é o que você vai fazer a partir de agora, para transformá-la.


O que está impedindo a sua empresa de conquistar resultados extraordinários?

 
 
 

Comentários


bottom of page